Themudo Lessa Advogados | Ricardo Rondino
Fundado em 2009, ocasião em que Rogério Cruz Themudo Lessa optou por continuar a prestar consultoria jurídica empresarial de alto nível para um pequeno grupo de clientes advindos da sua prática de 41 anos como sócio de um dos mais prestigiosos e tradicionais escritórios de advocacia do Brasil.
Themudo Lessa Advogados, Lessa Law, Rogério Lessa, Rogério Themudo Lessa, Marcos Lessa, parcerias, consultoria jurídica
6945
page-template-default,page,page-id-6945,ajax_leftright,page_not_loaded,,homa-ver-1.4.1, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

vCardIcon

RICARDO RONDINO é formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1999, possui o título de LL.M. (Master of Laws) pela Columbia University School of Law, obtido em 2003, e de Especialização em Gestão Empresarial e Liderança pelo IMD Business School (2012).

 

Possui mais de 17 anos de experiência como advogado de escritórios locais e internacionais ou de multinacionais, tendo atuado numa ampla gama de temas no âmbito do direito empresarial e societário, como fusões e aquisições (M&A), operações de mercado de capitais e project finance, com ênfase nos setores elétrico e portuário e no agronegócio.

 

Rondino serviu como Advogado Sênior de Lefosse Advogados em São Paulo, e como Consultor Jurídico Internacional do Linklaters em Nova Iorque, tendo atuado com M&A, ofertas públicas (dívida e capital), project finance e reestruturações societárias (1998 a 2006).

 

Neste mesmo período, atuou como professor convidado de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Empresarial do INSPER, como foco nas regulações bancária e de mercado de capitais. Ocupou o cargo de Advogado Sênior na GDF SUEZ Energy International (atualmente, ENGIE), responsável pelas áreas de M&A, project finance e estruturação de novos projetos, bem como pela assessoria jurídica estratégica para Tractebel Energia S.A., empresa de capital aberto listada na B3 controlada pela ENGIE (2006 a 2010). Foi Diretor Jurídico Brasil para a Noble Group Ltd., multinacional do segmento de trading de commodities, com sede em Hong Kong (2010 a 2014) e, mais recentemente, Diretor Jurídico Brasil & Colômbia da COFCO Agri, braço de agronegócio da multinacional Chinesa do setor de alimentos COFCO Corporation (2014 a 2017), tendo ocupado assentos em comitês de Compliance e de Gestão Executiva no Brasil.

 

Como sócio de Themudo Lessa Advogados, atua nas áreas de M&A, negociação de contratos comerciais complexos (EPC, EPC-M), estruturação de projetos industriais e de infraestrutura (Greenfield e Brownfield), financiamentos e Project Finance, com ênfase nos setores regulados (energia e portos) e agronegócio. É casado, tem 2 duas filhas e fala Português e Inglês.